Documentos de Estágio Obrigatório - EAD/WEB




Conforme a lei 11.788 cap.1, art. 2 § 1º “
Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma."


De acordo com a Lei n° 11.788/2008, o aluno poderá desenvolver até 06 horas diárias de estágio e 30 horas semanais. Sendo assim, quando existe a concomitância entre o Estágio Curricular Não Obrigatório e o Estágio Curricular Obrigatório ultrapassando o limite permitido, o aluno deve apresentar a Declaração de Dispensa de horas ou redução da mesma.



Atenção:

O termo de compromisso é obrigatório na realização de estágio, pois é o documento que garante a não caracterização de vínculo empregatício.

O referido documento deve ser providenciado antes do início do estágio em campo.

A partir do segundo semestre de 2019, todos os Estágios Curriculares Obrigatórios  acontecerão dentro do novo sistema, o Colaborar, sendo assim, os modelos de documentos deverão ser baixados do sistema.

Passo 1 

Antes de iniciar o Estágio Curricular Obrigatório, verificar se a Empresa concorda em recebê-lo, de acordo com a legislação vigente. Coleta os dados da Empresa e do Supervisor de Campo, conforme modelo de ficha de cadastro disponível logo abaixo. 

Passo 2 

Após esta coleta de dados, entregar a ficha na secretaria do polo para que o cadastro da empresa seja realizado.

Passo 3 

Após a liberação no sistema, o aluno preenche o cadastro de estágio que ficará disponível no AVA. 
Lembrando que o aluno é comunicado via e-mail quando estiver liberado para preencher, sendo assim é de extrema importância que o e-mail esteja correto em sistema.

Após editar o cadastro do estágio no AVA, o aluno aguarda e acompanha a liberação do Termo de Compromisso que é realizada em até 7 (sete) dias úteis pelo Departamento de Estágios; 

Liberado, imprime o Termo de Compromisso em 3 vias (1 via aluno, 1 via Polo e 1 via Empresa), assina e coleta as devidas assinaturas das partes referentes ao campo de estágio. 

 

Depois da coleta de assinaturas do campo, o aluno deverá entregar 1 via do Termo de Compromisso na Secretaria do polo, para que este seja enviado em sistema.

 Muita Atenção!

Ressaltamos que é OBRIGATÓRIO a apresentação do Termo de Compromisso (assinado) na Secretaria dentro do prazo determinado pela mesma, como componente de aprovação na disciplina do estágio.
Termos de compromisso não entregues, acarretarão em REPROVA na disciplina. 





IMPORTANTE:

Atestado de matricula é gerado exclusivamente pelo Sistema (Portal do Aluno).



Ficha para Cadastro do campo de estágio: 


Declaração de Redução de Carga Horária (Para quem faz também estágio não obrigatório remunerado):

Lembre-se de atualizar o ano da declaração!